terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Arquitetura Moderna e seus descendentes

A  Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Ribeirão Preto / SP -  AEAARP -  organizou no período de 21 a 26 de outubro de 2013  a 4ª Semana de Arquitetura, coordenada pelo seu diretor de arquitetura Arqtº Carlos Palladini.
 Esse encontro teve como objetivo discutir a arquitetura elaborada por arquitetos, classificados pelos organizadores como descendentes da "arquitetura moderna".
Nessa perspectiva foram convidados como palestrantes os arquitetos Alberto Botti, Angelo Bucci e eu (Francisco Segnini Jr). Arquitetos com obras realizadas em Ribeirão Preto.
Acredito que eu tenha sido convidado em função do conjunto de obras cujos projetos foram elaborados, num primeiro momento, por mim em coautoria com o arquiteto Joaquim Barretto falecido em 1985.
Nosso primeiro projeto (1966) foi realizado para edificação de uma residência em Ribeirão Preto. Trata-se de um projeto com cobertura em abóboda e concreto aparente, solução e materiais até então não utilizados na região. A partir desta obra tivemos a possibilidade de elaborar outros projetos, sendo que um deles recebeu o prêmio do IAB/SP na época.
Residência MM / 1º Projeto



Residência AG /projeto premiado 


 Na oportunidade discuti o meu percurso profissional, apresentando projetos elaborados nos últimos 45 anos. Aproveitei a oportunidade para discutir a profissão do arquiteto e urbanista ( minha área de pesquisa na Universidade de São Paulo) a partir de aspectos discutidos em meu trabalho de livre docência, tais como a atual  presença de gerenciadoras que não permitem o acesso do arquiteto ao cliente e a forma como são organizados os concursos de arquitetura no Brasil, os quais desvalorizam a profissão, além de mostrar à sociedade que existem profissionais que podem trabalhar sem receber honorários.



Arquiteto Francisco Segnini Jr, durante a palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário