segunda-feira, 28 de junho de 2010

Arquitetura, Arquiteto e Mercado Imobiliário

Domingo, 27 de junho de 2010

Interessante notar duas reportagens publicadas neste último domingo no jornal “Estadão”, uma sobre a quantidade de imóveis vendidos por hora em São Paulo e outra sobre a valorização de imóveis usados com “grife”, ou seja, edifícios projetados por arquitetos conhecidos e respeitados pelas suas obras.

Na reportagem sobre a quantidade de imóveis vendidos em São Paulo, de autoria de Rodrigo Brancatelli[1] (Caderno Metrópole, pág.1), não existem referências aos projetistas. O que importa na venda são os corretores que “sabem direitinho a fórmula para imóveis dos mais diferentes preços e metragens venderem como pãozinho fresco”. O autor do projeto arquitetônico, ou a qualidade dos espaços projetados em relação ao usuário, em nenhum momento são dados relevantes. A venda, pelo teor da matéria, é muito mais um problema de marketing do que de qualidade da edificação. Em matéria assinada também por Rodrigo Brancatelli e Paulo Sampaio, no mesmo Caderno à página 3, pode-se perceber a importância do marketing na medida em afirmam que o Mercado Imobiliário “investe 1, 5 milhões de reais por ano para criar estratégias de marketing”.

Em contraponto, no Caderno Imóveis (1) pág. 5, em matéria elaborada por Lilian Primi, a chamada inicial é: “Assinaturas que valem milhões”. Tal expressão se refere a edificações valorizadas em função de seus projetos arquitetônicos assinados por arquitetos, tais como Rino Levi, Artacho Jurado, Lina Bo Bardi, Villanova Artigas, etc. Entretanto, apesar da chamada inicial, a autora afirma que o mercado é restrito, “composto por intelectuais e formadores de opinião” e que “90% do mercado nem sequer sabe quem são os arquitetos”.

A pergunta que se coloca é: Qual a importância que o mercado imobiliário dá ao projeto arquitetônico? Para responder, fui verificar os anúncios de novos empreendimentos imobiliários publicados (folha inteira ou meia página) pelo jornal nessa mesma data. Foram 14 anúncios, sendo que, somente em 4 (28%) deles são citados os projetistas – projeto de arquitetura e de paisagismo. A citação dos projetistas, nesses 4 anúncios, é feita em letras pequenas no rodapé do anúncio, com pouco destaque. O anúncio enfatiza e dá grande destaque ao incorporador, à construtora ou da corretora responsável pela venda dos imóveis, o projeto arquitetônico que de fato atribuiria qualidade ao empreendimento parece ser irrelevante.


[1] Baseado em pesquisa do SECOVI

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